quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

PONTES, Mariana da Conceição Rodrigues Martins


Senhora distinta e da melhor sociedade algarvia, natural de Albufeira, residente numa belíssima quinta agrícola em Paderne, onde faleceu a 6-5-1954, com 75 anos de idade. Era esposa do conceituado José Martins Pontes, rico proprietário agrícola e cacique local, que gozava de grande prestígio social, económico e até político.
As qualidades humanas de D. Mariana Pontes eram objecto da maior admiração, sobretudo pelo desvelo com que tratava os mais desprotegidos pela sorte, tendo sempre para os indigentes uma esmola, um agasalho, um pão e até um abrigo. Pela estima e consideração de que usufruía entre os seus conterrâneos, tanto na freguesia de Paderne como na vila de Albufeira, não admira que por largos anos fosse a alma-mater e principal dirigente da Acção Católica e até de outras organizações de piedade e de assistência social. As suas inúmeras acções de benemerência e protecção á pobreza valeram-lhe o amor de todo um povo, que lhe chamava a “mãe dos pobres”.
Era mãe de Laura Martins Pontes de Sousa Dias, do Dr. Salvador Rodrigues Martins Pontes, que foi notário em Grandola, e de José Martins Pontes Júnior, regente agrícola e conhecido proprietário em Loulé.
Ao seu funeral compareceu quase na íntegra o povo de Paderne, principal visado nas suas acções de filantropia e benemerência.

Sem comentários:

Enviar um comentário