quinta-feira, 28 de maio de 2015

Algarve, Serro do

José Joaquim Nunes
Existe um pequeno monte, acidente geográfico que nesta região costuma denominar-se como "Serro", situado a nordeste da aldeia de Mexilhoeira Grande, concelho de Portimão, da qual dista cerca de 4 km, o qual vem registado nas cartas militares com a curiosa designação de «Serro do Algarve». No sopé do referido Serro corre uma ribeira denominada da "Mulher Morta", a mesma que serviu de enquadramento à novela de Manuel Teixeira Gomes intitulada «O Sítio da Mulher Morta». 
Parece um contrassenso, ou falta de imaginação, atribuir-se-lhe tal designação, mas julgo que se deve ao facto do mesmo se encontrar nas imediações do concelho, numa zona mais elevada, integrada no sistema vulgarmente designado por serra algarvia.
No chamado "Serro do Algarve" encontra-se uma gruta de formação calcária, que nos finais do séc. XIX, suscitou a curiosidade da juventude ilustrada, atraída pelas recentes descobertas arqueológicas nas cidades romanas de Pompeia e Herculano, soterradas pelas cinzas do Vesúvio.
Um dos exploradores dessa gruta foi o Dr. José Joaquim Nunes (1859-1932), um dos conceituados vultos da intelectualidade algarvia, natural de Vila Nova de Portimão, que foi sacerdote até à implantação da República, abraçando depois a carreira docente, primeiro no ensino liceal e no Colégio Militar, depois na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Do resultado das suas explorações na Gruta do Serro do Algarve publicou o Dr. José Joaquim Nunes, um curioso ensaio no «Archeologo Portugues» 1ª série, vol. III, 1897, pp. 95-96, do qual deixamos aqui o respectivo para consulta dos possíveis interessados.
http://www.patrimoniocultural.pt/static/data/publicacoes/o_arqueologo_portugues/serie_1/volume_3/95_grutas_algarve.pdf

Sem comentários:

Enviar um comentário