quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

CRUZ, José Nunes da

Ambulância dos Bombeiros da Cruz Lusa de Faro
Funcionário da Junta Autónoma das Estradas, natural de Lisboa, faleceu a 10-5-1953, em Faro, com 69 anos de idade.
Veio para o Algarve no exercício do seu múnus profissional e fixou residência em Faro por volta de 1923, tornando-se num cidadão muito apreciado pelas suas qualidades de trabalho e igualmente respeitado pela sua nobreza de carácter, lhaneza de trato e esmerada educação.
Muito preocupado com as questões de solidariedade social, fundou a Associação dos Bombeiros Voluntários da Cruz Lusa, da qual foi durante largos anos esforçado comandante, sacrificando em benefício dos outros a sua disponibilidade e muitos dos seus bens.
Em reconhecimento da sua dedicação ao bem comum a edilidade farense atribuiu o seu nome a uma das artérias da cidade.
Carro da Escada Magirus dos Bombeiros de Faro
Foi casado com D. Maria Luísa Correia Nunes da Cruz, de quem teve cinco filhos: Maria José Correia Nunes da Cruz Seruca, casada com Lister Morgado Seruca, que foi um dedicado funcionário da CUF, então residente no Barreiro; Maria Luísa Correia Nunes da Cruz de Castro, casada com Fernando Marques de Castro, secretário da circunscrição do Chinde, na antiga província do Zambeze em Moçambique, depois transferido para a cidade do Porto; e Carolina Correia Nunes da Cruz, António Correia Nunes da Cruz, ambos alunos do Liceu de Faro, e José Correia Nunes da Cruz, à época aluno do Instituto Superior Técnico.
Ao seu funeral compareceram representantes das principais corporações de Bombeiros do país, ficando o féretro de José Nunes da Cruz depositado no talhão dos Soldados da Paz no Cemitério da Esperança, em Faro.


Sem comentários:

Enviar um comentário