domingo, 18 de julho de 2010

PERIER, Brites Pais de Mendonça d’Ayet du



Uma das mais distintas figuras da sociedade farense do seu tempo. Mulher ilustrada e de nobres origens, faleceu em Albufeira, com 78 anos de idade, a 21-12-1928. Viveu no Algarve uma grande parte da sua vida por razões de saúde, visto que sofria de uma pertinaz doença que a perseguiu e torturou durante quase toda a sua longa existência.
Imponente e impressionante dama, que marcava posição em qualquer roda de amigos pela sua relampejante inteligência e sólida cultura, refinada educação, boas maneiras, coração magnânimo de filantropia e benemerência, dotes que herdou das famílias nobres de que era originária. Com efeito, D. Brites du Perier descendia em linha recta dos Barões du Perier, nobres da mais pura linhagem, senhores feudais das ilhas de Hiéres. Era tia-avó de D. Branca d’Ayet de Senna Cabral, de D. Maria Francisca Leotte d’Ayet du Perier e de Luiz Carlos Leotte de Mendonça d’Ayet du Perier, residentes no Porto, mais precisamente na Foz do Douro, e ainda de Casimiro de Mascarenhas Leotte, que se havia fixado em Lisboa.

7 comentários:

  1. Bom dia !

    Em primeiro lugar os meus parabéns pelo seu blog ! Fui lá para completamente por acaso e eis se não quando encontro o meu Avô - Luis Leotte d'Ayet du Perier !!

    Este mail é simplesmente para lhe dizer que existem ainda duas pessoas vivas desta linhagem ! A minha Mãe : Inês Maria Vilas-Boas Leote D'Ayet Du Perier (viúva Legrand) e eu, sua filha : Sylvie Inês Cabral Vilas- Boas Leote d'Ayet du Perier Legrand !

    Os nossos agradecimentos !

    Sylvie Inês Cabral Vilas- Boas Leote d'Ayet du Perier Legrand

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite, tal como a Senhora, vim aqui parar por mero acaso ao pesquisar descendentes de Jacinto Pais d'Ayet de Albufeira. Teria o maior interesse em trocar informações com vista a a melhor conhecer a sua ascendência algarvia e a ligação da sua familia à familia Pais de Matos Moreira da qual descendo.

      Eliminar
  2. Prezada Senhora
    Muitíssimo obrigado pelo seu comentário. Fiquei impressionado pela existência de descendentes de tão ilustre linhagem, certamente do ramo que vivia na minha cidade do Porto. Que saudades...
    Aproveito para lhe solicitar a colaboração que me possa dispensar para dar notícia das ligações da família ao Algarve. Só nesse aspecto é que se justifica o seu interesse para este blogue. A sua colaboração será publicada em seu nome.
    Fico-lhe muito grato pelo interesse demonstrado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite, estudo há alguns anos familias do alentejo e algarve e nomeadamente a familia Pais de amtos moreira que se cruz em Albufeira com os mendonça vieira. Há uma ligação entre estas familias e a sua que estou a procurar estabelecer. por isso tenho o maior prazer em partilhar informações consigo.

      Eliminar
  3. Olá boa tarde Joaquim Falcão de Lima,

    Tenho todo o gosto ! Já tem o mail, certo ?

    Obrigada
    Sylvie d'Ayet du Perier Legrand

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não não tenho o seu mail. Pode pf contactar comigo atraves de falcaolima arroba sapo ponto pt? Obg

      Eliminar
  4. olá, não, não tenho o seu mail. pode pf contactar-me pelo mail falcaolima arroba sapo ponto pt
    Obrigado
    JFL

    ResponderEliminar