quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Maria Isabel de Roldan Ramirez

Foi uma das senhoras mais distintas da sociedade algarvia do seu tempo. Era natural Vila Real de Santo António e veio a falecer em Lisboa, com 85 anos de idade, em meados de Março de 1983.
Na sua juventude foi uma das mais belas jovens da foz do Guadiana, educada e inteligente, de espírito muito alegre, sempre disposta a colaborar nas manifestações de carácter religioso, cultural e associativo, sobretudo quando tivessem por objectivo a solidariedade social.
O facto de ter sido casada com o eng.º Sebastião Garcia Ramirez, figura muito respeitada no Algarve, que foi ministro e deputado no antigo regime, permitiu-lhe dedicar-se a obras sociais de protecção dos desvalidos e de auxílio aos mais desfavorecidos. Na capital participou em várias actividades de solidariedade social e de protecção das mulheres, tanto na doença, como na formação profissional, na puerícia, na higiene e no conforto familiar. Fez uma vida a pensar nos outros, sobretudo nas crianças que dependiam de cuidados especiais, angariando fundos e outros meios para auxiliar na educação e na saúde dos mais desprotegidos.

Creio que tinha uma única irmã, a sr.ª D.ª Valentina Roldan Dourado, de cuja descendência sei muito pouco. Era cunhada de D. Maria del Carmen Sanches Ramirez, e de D. Maria Emília Ramirez Sanches, que foi casada com o eng.º Francisco Ortigão Sanches.

Sem comentários:

Enviar um comentário