terça-feira, 1 de setembro de 2009

Naturalização de Cayetano Féu Marchena


No dia 31 de Março de 1930 o industrial espanhol no ramo das conservas, sediado em Portimão, Caetano Feu, ofereceu aos amigos e clientes um banquete servido no Grande Hotel das Caldas de Monchique, em sinal de congratulação pela sua naturalização como cidadão português.
Isto permite-nos compreender a sua satisfação por ter adquirido a nacionalidade portuguesa, ao mesmo tempo que se torna evidente o seu reconhecimento às autoridades regionais por terem certamente contribuído com declarações abonatórias para a sua naturalização. Como é lógico, também interessava ao industrial Caetano Feu deixar de ser espanhol para poder beneficiar dos privilégios de que gozavam os industriais nacionais, nomeadamente de carácter alfandegário e sobretudo fiscal.
No banquete realizado a 31-3-1930 no Grande Hotel das Caldas de Monchique, em homenagem ao Dr. Caetano Feu Marchena, estiveram presentes cerca de 80 pessoas de todos credos políticos e classes sociais. A opção daquelas termas deve-se ao facto do reputado industrial ter pugnado ao longo dos anos pelo desenvolvimento económico-industrial daquele concelho, pelo melhoramento do estabelecimento das Caldas Termais e pela divulgação dos seus efeitos terapêuticos. Na imprensa da época, nomeadamente no «Correio do Sul», descrevem-se vários pormenores da homenagem, assim como se transcrevem algumas das passagens dos discursos aí proferidos.

Sem comentários:

Enviar um comentário