domingo, 11 de abril de 2010

DAVIM, Joaquim Rodrigues


Advogado, poeta e publicista, nasceu em Águeda a 31-3-1869 e faleceu em Faro a 5-1-1923, vítima de enfarte cardíaco.
Estudou em Coimbra, formando-se em Direito em 1895, vindo para Faro em 1899 na qualidade de administrador do concelho, fixando aqui residência e escritório de advogado, exercendo, porém, com mais eficiência e proveito o notariado, funções em que aliás se manteria até à morte.
Foi um dos cidadãos mais queridos da sociedade farense do seu tempo, não admirando por isso que fosse convidado a desempenhar diversas funções de relevo político e sociocultural. Assim, foi membro da Junta Distrital, Reitor do Liceu de Faro e Presidente da Instituto Arqueológico do Algarve. Além disso era sócio efectivo da Academia das Ciências de Portugal e do Instituto Histórico do Minho.
Publicou centenas de poesias em jornais e revistas, muitas das quais depois imprimia em postal ou em folhas artísticas que distribuía pelos amigos. Acontecia que às vezes essas poesias eram vendidas para benefício de instituições de caridade social. Felizmente reuniu em livro a maioria das suas composições, distribuídas pelas seguintes obras: Sombras, 1889, Morta, 1898, Ode aos Artistas, 1900, Ode aos Heróis, 1908. Em prosa escreveu vários contos que reuniu no livro Telas Rústicas, deixando também publicado em opúsculo o discurso inaugural do Instituto Arqueológico do Algarve.
No seio da imprensa algarvia, o Dr. Rodrigues Davim dispersou a sua erudita colaboração por diversos órgãos: «Algarve e Alentejo» (1903), «O Algarve» (1908), «Correio do Sul» (1920), «Os Algarvios a João de Deus» (1924), etc.
Para terminar, acrescente-se que A Câmara Municipal de Faro, em finais Janeiro de 1928, por proposta do seu vice-presidente, Dr. Justino de Bivar Weinholtz, decidiu atribuir o nome daquele antigo notário e conceituado poeta a uma das ruas do novo bairro situado no Alto Rodes.

1 comentário:

  1. Obrigada por esta crónica. Nasci na Rua dr. Rodrigues Davim e sempre tive curiosidade em saber quem tinha sido a ilustre figura.

    ResponderEliminar