domingo, 26 de junho de 2011

AFTAS


Todos sabemos que aquelas manchas esbranquiçada, redondas, com uma auréola vermelha, que nascem na ponta da língua e a que vulgarmente chamamos aftas, causam grande incómodo, chegando mesmo a tornarem-se num verdadeiro suplício. Na verdade, as aftas não são mais do que pequenas ulcerações, geralmente dolorosas e insuportavéis, que aparecem de forma inesperada na mucosa bucal. Ninguém sabe o porquê do seu aparecimento, embora se avente a hipótese de terem origem nervosa. Em geral têm menos de 12 mm de diâmetro e costumam aparecer em grupos de duas ou de três, sendo certo que normalmente desaparecem ao fim de poucos dias, sem deixarem, felizmente, rasto.
Não existe especificamente um tratamento para as aftas. Mas aqui no Algarve o povo, que se habituou a designá-las por «sapos», arranjou uma forma sui generis de se livrar delas, bastando para isso dizer , em voz clara e sem se enganar, a seguinte ladaínha: «Tenho um sapo na língua, um cento à roda d'este, nem este nem outro, nem outro como este».
As gentes da serra simplificaram a coisa, para dizerem três vezes seguidas, simplesmente assim: «Em cima deste sapo, outro, nem este nem outro».
Diziam também alguns idosos da serra de Alte que mais eficaz do que as ladaínhas era passar a língua pelas paredes caiadas. Por isso, quando viam alguém encostado às paredes sombrias da Igreja, a lamber a frescura da sua alvura, diziam logo: "pobre coitado deve estar cozido de sapos".

Sem comentários:

Enviar um comentário