sábado, 25 de junho de 2011

ANDRINO, Teodora Maria

Confesso que sei muito pouco sobre esta hábil e talentosa pintora, nascida na freguesia urbana de Santa Maria, na cidade de Tavira. Era filha de Bernarda da Assunção e do pintor João Rodrigues Andrino, que segundo constava nos "livros da fábrica" relativos a algumas igrejas locais, ganhava a vida fazendo pinturas e restauros, nomeadamente em retábulos, móveis e alfaias religiosas; encarregando-se também de pinturas e de antigos murais, presumindo-se que terá pintado alguns quadros e retocado as paredes das mais antigas igrejas da cidade, na época de seiscentos.

A sua filha Teodora herdou-lhe o talento, e só não se tornou famosa porque morreu cedo demais, impedindo-se assim a progressão da sua obra. Conhece-se da sua autoria apenas um quadro, representando Nossa Senhora da Graça, que estava na cela do prior dos agustinianos de Tavira, que o Dr. Silva Carvalho tanto apreciava.

Faleceu a 10 de Agosto de 1716, com pouco mais de 24 anos de idade, na cidade de Faro, para onde veio residir por causa do seu casamento com André de Mendonça, que era daqui natural. Ficou sepultada na igreja de S. Pedro, cuja pedra tumular depois de levantada, por força da lei higiénica, levou sumiço.

Sem comentários:

Enviar um comentário