sexta-feira, 9 de maio de 2014

DIAMICTON - Termos técnicos de construção civil romana no Algarve


Edifício do Templum de Milreu
O diamicton consiste na forma de aparelho usada pelos construtores romanos nas paredes e muros dos edifícios que encontramos em diversas estações arqueológicas no Algarve, como por exemplo em Milreu.
As superfícies exteriores dos edifícios romanos eram feitas em pedra ou cobertas de ladrilho, mas o centro, isto é o grosso da parede, era preenchido com pequenas pedras e argamassa. É esta a forma de construção que se encontra nas ruínas do Milreu. Aí o revestimento exterior é em "later", ou seja o conhecido "opus latericium" muito comum no sul peninsular, enquanto o revestimento interior é uma espécie de alvenaria grosseira.
O "diamicton" diferencia-se do "emplecton" porque este tinha a mais o chamado "diactoni", isto é, uma espécie de pedra talhada que de espaço a espaço atravessava toda a espessura da parede, contribuindo para a sua solidez.
Panorâmica da estação arqueológica da Villa do Milreu
Ver outras formas de construção de paredes romanas nas minhas fichas sobre "Caementicia" e "Isodonum".
Como nota curiosa acrescentarei que era também o "diamicton" o sistema de construção empregado no "balineum" luso-romano descoberto em S. Vicente do Pinheiro (ver crítica a um trabalho sobre o assunto publicado no «Arqueólogo Português», vol. VIII, p. 167)
Ao "diatoni", atrás referido, e característico do "emplecton" chama-se na crítica "junteiros".

Sem comentários:

Enviar um comentário