quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Arraial dos Pescadores de Tavira


O “arraial” da armação “Medo das Cascas” construído no Sapal do Rato, em Tavira, pela Companhia de Pescarias do Algarve, para albergar o seu pessoal e apetrechos de pesca, foi inaugurado no dia 15-4-1945. Delineada e concebida pelo Engenheiro Sena Lino, a obra foi executada pela firma Eduardo Martins Zeromenho & Rosa limitada de Faro.
Tratou-se de uma obra social de grande importância para a classe piscatória, já que nela se edificaram, além dos armazéns próprios para a pesca, alguns blocos de casas de habitação para os pobres pescadores, uma escola, uma igreja e um posto médico.
Posteriormente este complexo sócio-industrial tomou a designação de “arraial Ferreira Neto”, sendo actualmente transformado num complexo turístico designado por Hotel Albacora.

5 comentários:

  1. Boa tarde.

    Este pequeno apontamento do autor do texto e administrador do blogue, é um bom indicador dos interessantes trabalhos que aqui se podem consultar e consequentemente estudar, investigar e aprender.

    O acontecimento é de 1945 mas de grande relevância.

    Interessantíssimo.

    Obrigado Professor.

    João Brito Sousa

    ResponderEliminar
  2. edifício socio-industrial. termo interessante. Parece que por todo o Algarve os temos.

    Além disso, bairros de pescadores intimamente ligados à indústria conserveira. Acho o tema, no geral, interessantíssimo, pela tipicidade. Pergunto-me se este tipo de construções seriam comuns em todos os pontos piscatórios do país ou apenas no Algarve?

    ResponderEliminar
  3. Olá Selma
    De facto este tipo de edifício têm todas as características da designação sócio-industrial.
    Este tipo de construções só existiram no Algarve, na Andaluzia e creio que também em Valência. Na verdade eram estas as zonas que mais se dedicavam à pesca sazonal de cerco, como era o caso das armações do atum.
    Volte sempre que puder Selma, porque a sua visita e os seus comentários são sempre muito bem-vindos.
    Vilhena Mesquita

    ResponderEliminar
  4. Bem bonito e muito bem aproveitado como uma instancia de férias. Pode-se conjugar um pouco da nossa história recente com uns dias de férias neste Algarve tão bonito.

    www.umraiodeluzefezseluz.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Então o Dr. António de Oliveira Salazar é que era um ditador fachista?
    Obras com este espírito, como por exemplo a Colonização interna (Continente e Ultramar)ele distribuiu-as um pouco por todo o País.
    Morreu pobre e deixou um País rico.
    Estes de agora vão morrem ricos e deixam um País pobre! Gatunos!

    ResponderEliminar