quinta-feira, 18 de março de 2010

FORMOSINHO, Maria Amélia Coelho de Carvalho Pimenta


Ilustre senhora, descendente das mais nobres famílias algarvias, casou com Bento Gomes Formosinho, distinto oficial do exército que exerceu as funções de governador civil de Faro. Era filha do conselheiro José dos Santos Duarte Pimenta, que foi um dos mais célebres magistrados do seu tempo.
Foi acima de tudo uma senhora de preclaras virtudes, muito admirada pela sua esmerada educação, fino porte e insignes atitudes de candura e bondade para com os mais pobres.
Teve quatro filhos: D. Josefa Margarida Pimenta Formosinho Guerreiro Tello; Dr. José dos Santos Pimenta Formosinho, notário e arqueólogo amador, assim como director e fundador do Museu de Lagos; Tenente Bento Pimenta Formosinho e Barnabé Pimenta Formosinho. Foi sogra de D. Maria José Fialho Barata Formosinho, de D. Beatriz Abranches Formosinho, de D. Olivia Novak Formosinho e do Dr. António Guerreiro Tello, ilustre clínico em Lagos.
Faleceu em Lagos, a 1-6-1953, com 87 anos de idade, tendo o seu funeral o acompanhamento de centenas de pessoas, numa sentida manifestação de pesar e saudade.

Sem comentários:

Enviar um comentário