sábado, 11 de dezembro de 2010

SANCHO, Maria Dias


Natural de S. Brás de Alportel, faleceu em Faro, a 28-9-1946, com 84 anos de idade. Senhora dotada de grande inteligência e com uma enorme sensibilidade para as artes. Ciente das perspectivas do futuro, e sobretudo das oportunidades suscitadas após a implantação da República, tratou de mandar educar os filhos, enviando-os para Faro e depois para Lisboa, onde todos deram boa conta das suas qualidades morais e intelectuais. Teve aliás o mesmo procedimento em relação aos netos, cujo sucesso foi igualmente notável no panorama intelectual português.
Por outro lado, D. Maria Sancho preocupou-se com a administração das suas propriedades e com os negócios do marido, sem nunca descurar os mais desprotegidos, de tal forma que distribuía regularmente avultadas esmolas pelos pobres e pelas instituições locais de beneficência social.
Acresce dizer que era mãe do escritor, então já falecido, José Dias Sancho e de D. Adelina Dias Sancho Nobre, casada com o Dr. João da Silva Nobre, em cuja residência faleceu, confortada pelo carinho dos seus familiares.
Era avó de Maria Júlia e Maria Spiridinova Dias Nobre, do artista João Nobre, do publicista e escritor Roberto Nobre, do Dr. José de Sousa Uva, que foi advogado em Faro, e do Dr. Alberto Dias de Sousa Uva, que residindo na cidade do Porto foi professor liceal e jornalista consagrado, chegando mesmo a ser director do diário «Primeiro de Janeiro».

3 comentários:

  1. Gostei de ler acerca de alguém que não conhecia. Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Catarina pelas tuas amáveis palavras. Bom fim-de- semana, também para ti.

    ResponderEliminar
  3. Passei por aqui de novo para ouvir as melodias. : ) São deliciosas! Não consigo identificá-las. Queres ajudar-me? : )
    Ah! E já passou de novo lá pelo meu “cantinho”? É que já produzi... tal como me incentivou! : ) Aceito sugestões. Abraço.

    ResponderEliminar