Pianista e compositora, natural de Faro, onde faleceu a 26-6-1951, com 91 anos de idade.
Distintíssima senhora, de esmerada educação e bondosíssimo carácter, uma das principais figuras femininas de Faro do princípio do século XX.
Exerceu o magistério da música durante mais de sessenta anos, educando gerações sucessivas de jovens oriundos das melhores famílias locais. Além da docência dedicou-se também à difícil arte da composição, escrevendo partituras de grande nível e exigente execução. No decurso dos anos foi granjeando a admiração e o prestígio dos seus conterrâneos, a ponto de se tornar numa venerável artista, uma espécie de patriarca da cultura musical algarvia.
As suas composições musicais foram publicadas e comercializadas pelas melhores casas da especialidade em Lisboa. Algumas dessas músicas foram escritas com objectivos pedagógico-didácticos, razão pela qual foram adoptadas em muitas escolas de instrução musical, tornando-se o seu nome muito admirado em todo o país.
Foi mãe da também distintíssima pianista D. Maria Isabel Pacheco Soares que o Algarve tanto admirou.
Uma fonte inesgotável de informação, este seu blogue. Obrigada. Abraço.
ResponderEliminarObrigado Catarina pelas tuas palavras sempre amáveis e generosas.
ResponderEliminarTambém tenho visitado o teu blogue, e cada vez mais gosto daquilo que escreves.
Votos de Feliz Natal e Próspero Ano Novo.
Obrigada, retribuo os votos de um belíssimo Natal e Ano Novo. Até lá farei outros comentários mediante os posts que for lendo... Abraço.
ResponderEliminar