terça-feira, 14 de dezembro de 2010

TENGARRINHA, Teresa de Jesus Marques do Carmo


Nasceu em 1895, na vila de Monchique, e faleceu, de doença incurável, na sua residência de Portimão, a 31-12-1956.
Era uma senhora de reconhecidos dotes para as artes, embora fosse também grande apreciadora das Belas Letras. Casou-se com José Mendes Tengarrinha Júnior, agente do Banco de Portugal na cidade de Portimão, onde era muito estimado e apreciado pela sua educação, honradez e lisura de trato.
Era irmã de D. Maria Isabel Marques do Carmo de Oliveira Correia e do Dr. José Marques do Carmo, juiz desembargador muito conceituado na capital.
Foi mãe, extremosa e dedicada na apurada educação de seus dois filhos, que se tornariam notáveis cidadãos e reconhecidas figuras públicas na área da política, da cultura e da educação, refiro-me à Dr.ª Maria Margarida do Carmo Tengarrinha e ao Prof. Doutor José Manuel Marques do Carmo Tengarrinha.
Encontra-se sepultada no cemitério de Monchique.

3 comentários:

  1. Apraz-me saber que o Algarve teve e continua a ter pessoas que se destacaram em várias áreas e que não é apenas “uma paisagem” desprovida de cultura como era hábito dizer-se há umas décadas... na brincadeira, é certo, mas ouvi esses comentários várias vezes. : )

    ResponderEliminar
  2. Olá Catarina
    Obrigado pelo teu comentário. Tens toda a razão. O Algarve tem entre os seus naturais muita gente famosa e de grande valor intelectual. A família Tengarrinha é uma delas, pois que não só a mãe como também o pai da Drª Margarida e do Professor José Manuel, foram pessoas de grande sensibilidade cultural, tendo a seu modo contribuído para o desenvolvimento da instrução e da ética social na cidade de Portimão onde, por fim, residiram.
    Volta sempre que possível ao convívio deste blogue, pois os teus comentários são um incentivo à sua continuidade.

    ResponderEliminar
  3. ola, pouco conheco destas historias , mas te digo ,que e muito importante ouvir a cultura da historia portuguesa. e como se estivesse vivendo na epoca. muito bom!....wilson carapicuiba sp.

    ResponderEliminar