quinta-feira, 16 de junho de 2016

ASCENSÃO, António da Costa

Proprietário, comerciante e industrial, natural de Loulé, onde faleceu em Janeiro de 1947, com 70 anos de idade.
António da Costa Ascensão tinha espírito de iniciativa,  e, acima de tudo, possuía um carácter franco e amigável, honesto e tolerante, dotado de grande inteligência e inimitável capacidade de trabalho. Figura bastante conhecida em quase todo o Algarve, por manter laços de relacionamento e amizade com todos os seus clientes e fornecedores, além de que se preocupava muito com os mais carenciados, o que lhe proporcionava um capital de admiração social sem paralelo nas suas áreas de actividade profissional e de intervenção pública.
Panorâmica da vila de Loulé nos princípios do séc. XX
Foi director da antiga Companhia Industrial do Algarve, agente consular da França e sócio da firma Mealha e Ascensão Ld.ª, sem falar já nas várias empresas a que esteve associado tanto em Faro, como em Loulé, onde aliás possuía confortável residência e passava as suas férias. 
Para além do seu sucesso como empresário e industrial merece particular referência as numerosas acções de benemerência a que esteve ligado, razão pela qual a Câmara Municipal de Loulé, em sinal de gratidão, lhe atribuiu ainda em vida o nome a uma das artérias da vila.
Era irmão de D. Sebastiana da Ascensão Pablos, de José da Costa Ascensão e do Dr. Mariano da Costa Ascensão, que foram ambos, mas em diferentes datas, presidentes da edilidade louletana; sendo também tio do Dr. Leão Ramos Ascensão, jornalista em Lisboa, do Dr. Francisco de Ascensão Afonso, médico em Faro, do Dr. Raimundo Ascensão, advogado em Loulé, e de José João de Ascensão Pablos abastado proprietário e residente na mesma vila.

Sem comentários:

Enviar um comentário