quarta-feira, 22 de maio de 2019

Edifício Rádio Algarve - Antena Sul, vai ser vendido para especulação imobiliária

Edifício histórico da Rádio Algarve, oferta do Estado Novo
É pena que a Rádio Televisão Portuguesa, como entidade proprietária deste imóvel, já o tenha vendido, em Lisboa, e à socapa do Algarve, mas não dos políticos nem dos autarcas algarvios interesses. Parece que foi vendido a uma empresa imobiliária francesa, para no seu lugar construir um condomínio de luxo. É verdadeiramente criminosa a demolição deste edifício, que foi construído de raiz para nele se instalar a antiga Rádio Algarve, ao tempo o mais moderno meio de comunicação, que difundiu a cultura e a voz dos algarvios por todo o mundo. Foi uma generosa oferta do Estado Novo ao Algarve. Bem sei que a maioria dirá que se deve deitar abaixo, porque foi obra dos fascistas. Ainda assim acho lamentável que se destrua um dos poucos monumentos da História da Rádio ainda existentes no nosso país. Estive lá no verão passado com um radialista estrangeiro, que após breve visita às instalações considerou os estúdios de gravação de uma qualidade inexcedível, afirmando que seria impossível nos dias de hoje construir algo igual. Porque para além de ser imensamente dispendioso, também já não temos hoje materiais com a mesma qualidade de insonorização.
Neste estilo arquitectónico, que alguns ironicamente chamam «Português Suave», só temos em Faro o antigo Dispensário (hoje ocupado pelo centro médico), a escola Tomás Cabreira, o Liceu, as escolas do Carmo e da Sé, e, enfim, pouco mais.
Esta antiga sede da Rádio Algarve, possui alguns trabalhos de decoração artística muito valiosos, em azulejaria e baixos relevos de massa e cerâmica vidrada, que antes do edifício ser demolido devem ser retirados por técnicos especializados, a fim de ficarem preservados no Museu de Faro.
O pouco que ainda resta do antigo património decorativo da Rádio Algarve, continua a ser bastante valioso e cobiçado. Os trabalhos estão assinados por artistas de reputação nacional. Por isso sugiro que sejam retirados antes de demolirem o edifício. Devido à localização privilegiada do edifício, é óbvio que não irá resistir à cobiça dos empreiteiros.
Para terminar, faço lembrar que o terreno adjacente, e que pertencia à RDP Algarve, foi o primeiro estádio de futebol do Sporting Clube Farense. É claro que o primeiro recinto onde se iniciou o futebol no Algarve, foi no largo de S. Francisco. Mas onde o Farense começou a jogar oficialmente foi ali, no campo da Senhora da Saúde, em cujo topo norte se construiu um posto emissor de rádio. Se olharem para o terreno onde se implantou o edifício da RDP, vão perceber claramente, pelo seu nivelamento e dimensão, que foi um campo de futebol.

Sem comentários:

Enviar um comentário