sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

WEINHOLTZ, Maria Francisca Ribeiro de Carvalho Bivar


Ilustre benemérita e dama da mais nobre estirpe nacional, nascida em terras nortenhas, e falecida em Portimão, a 15-1-1946, com 84 anos de idade.
Veio para o Algarve como esposa do engenheiro agrónomo Francisco de Bivar Weinholtz, também ele pertencente a uma das mais notáveis e tradicionais famílias algarvias, grande benemérito local, estudioso e intelectual, a quem a cidade de Portimão muito ficou devendo.
Uma irmã de D. Maria Francisca havia-se ligado também em Portimão à família Maravilhas, de não menos tradição e popularidade local.
Foi sempre uma bondosíssima senhora, verdadeira protectora dos pobres, tendo nesse sentido presidido durante largos anos à Associação de Caridade de Portimão, financiando várias das iniciativas que ela própria promoveu em benefício dos mais desafortunados. Por essa razão é que o governo a condecorou com o oficialato da Ordem de Benemerência.
O seu funeral transformou-se numa das mais comoventes manifestações de pesar jamais vistas no Algarve, tendo a autarquia decretado luto municipal.
Acresce dizer que o município portimonense, após o falecimento de D. Maria Francisca, entrou imediatamente na posse do chamado palácio Bivar, que por morte de seu marido, e com sua absoluta concordância, coube em partilhas a seu sobrinho, Manuel de Almeida Coelho de Bivar, que por sua vez, no cumprimento dos desejos expressos pelo tio, o doou à Câmara para ser transformado num Hospital, num asilo ou em qualquer instituição de beneficência local.

3 comentários:

  1. O Palácio Bivar ainda existe? Foi transformado em quê? Obrigada pela resposta!

    ResponderEliminar
  2. Claro que existe.
    O Palácio Bivar é um imponente edifício, creio que dos finais do séc. XVIII, embora apresente um traço arquitectónico neoclássico, característico do século seguinte. Após a sua doação, pela família à autarquia, sofreu no seu interior as competents alterações para ser transformado na sede dos Paços do Concelho. Ainda hoje se diz que a Câmara de Portimão é a mais bonita do Algarve. E creio que não estarei a exagerar se o considerar, no contexto arquitectónico da cidade, como o edifício mais notável de Portimão.
    Um abraço do Vilhena Mesquita

    ResponderEliminar
  3. Antes de lhe ter feito a pergunta, poderia (eu) ter consultado o google e ficaria logo a saber que o Palácio Bivar é a Câmara! Nunca lá entrei, mas por ela tenho passado muitas vezes! Agora me recordo de uns amigos meus se terem referido ao edifício. Não prestei a devida atenção. Se tiver uma próxima oportunidade, de certeza, que estarei atenta aos pormenores. : ) Obrigada, Vilhena Mesquita. Abraço.

    ResponderEliminar