sábado, 12 de junho de 2010

NEGRÃO, Maria da Apresentação



Professora primária, natural de Lagos, faleceu em Portimão a 11-5-1948, com 86 anos de idade.
Era considerada como uma das mais importantes pedagogas do país, não só pelos seus dotes de inteligência e vocação profissional, como ainda pelo facto de ser uma das mais apetrechadas cientificamente para o exercício do múnus educativo, pois que era diplomada com o curso complementar da Escola Normal de Lisboa. Aliás, no Algarve e no seu tempo, era uma das raras professoras habilitadas com aquele curso, depois considerado de âmbito superior.
Dedicou-se toda a vida à causa do ensino, com extrema competência e muita ternura, sem excessivos rigores coactivos que desmotivassem ou atemorizassem os seus alunos. Durante 65 anos leccionou na cidade de Portimão e por mais do que uma vez recusou transferir-se para Lisboa, onde poderia beneficiar de melhores condições de trabalho, outros níveis de ensino e mais acentuados rendimentos financeiros. Em compensação do seu esforço e dedicação profissional recebeu, por mais de uma vez, provas do grande apreço que os portimonenses lhe dedicavam, prestando-lhe merecidas homenagens públicas de simpatia e reconhecimento.
Pode bem dizer-se que pelas suas delicadas mãos maternais passaram sucessivas gerações que lhe ficaram gratas e que nunca a esqueceram. As figuras mais notáveis de Portimão, sobretudo as que mais se distinguiam fora do Algarve, costumavam afirmar que o barro da sua inteligência foi a Prof.ª Maria Negrão quem primeiro o moldou em forma de personalidade e cavalheirismo.

Sem comentários:

Enviar um comentário