segunda-feira, 7 de junho de 2010

MEALHA, Maria Mendonça


Benemérita local, nasceu em Loulé em 1852 e faleceu com 92 anos naquela vila em 5-11-1944. Foi uma senhora da primeira sociedade algarvia, mercê os seus elevados meios de fortuna, ficando porém apenas conhecida por ser a esposa de José da Costa Mealha, um espírito altruísta e generoso, que se tornou famosos por ter sido um dos mais empreendedores autarcas de Loulé, num tempo em que os rendimentos municipais eram escassos e em que os auxílios do poder central eram quase nulos ou se contavam por míseros contos de réis.
As obras de caridade realizadas por D.ª Maria Mendonça Mealha foram constantes, nomeadamente por alturas do Natal e da Páscoa, dedicando-se igualmente às obras pias da Igreja local, com avultados donativos. O Hospital e sobretudo a Misericórdia de Loulé recebeu das suas mãos significativos contributos financeiros, não regateando a outras instituições sociais e culturais o recurso aos seus benefícios.
Por sua vontade testamentária a Misericórdia de Loulé recebeu em prédios e acções cerca de 250 contos, distribuindo outros meios pecuniários pelos seus familiares, afilhados e criados. Acima de tudo foi uma senhora e bom coração, cujas profundas convicções religiosas se revelavam na generosidade do seu carácter.

Sem comentários:

Enviar um comentário