terça-feira, 15 de junho de 2010

ORTIGÃO Peres, Mariana Ramalho



Nasceu em Faro e faleceu em Lisboa, a 25-7-1933, com 85 anos de idade. Era filha do advogado e notável político farense Dr. José Macedo de Ramalho Ortigão e de D. Tereza Augusta de Abreu Reis Duarte Ortigão, senhora da maior notoriedade na sociedade farense pela sua generosidade e filantropia, educadora e protectora dos desvalidos, razão pela qual tem o seu nome gravado numa das artérias do burgo. Deste ilustre e nobre casal nasceram onze filhos, sendo D. Mariana a segunda dessa ilustre prole, cuja bondade e natural generosidade deixou indeléveis marcas na memória dos mais desfavorecidos.
Foi casada, e estava viúva à data do seu passamento, com João Gomes Domingos Peres, figura notável de honestidade e competência profissional, que durante largos anos desempenhou as funções de Tesoureiro de Finanças na cidade de Silves. Como possuía avultados bens em Alcantarilha, fixou a sua residência naquela ridente freguesia do barlavento algarvio.
Era mãe de Ildefonso Ortigão Peres, António Ortigão Peres e do, então já falecido, coronel João Ortigão Peres, que foi adido militar na legação de Portugal em Paris.

Sem comentários:

Enviar um comentário