domingo, 6 de junho de 2010

GONÇALVES, Laura


Professora da Escola Tomás Cabreira, em Faro, cidade de onde era natural, que faleceu a 10-7-1933, com idade que desconheço, mas que presumo inferior a setenta anos, pois que se encontrava ainda no activo à data do seu passamento.
Foi uma das primeiras mestra a leccionar na oficina de costura e bordados na Escola Industrial e Comercial de Tomás Cabreira, a cujas aulas durante mais de trinta anos nem um só dia faltou. Todos os anos fazia exposições dos seus trabalhos de Lavores naquela escola, recebendo sempre grandes elogios, alguns dos quais ficavam exagerados nos respectivos livros de visitas. Era uma senhora muito prendada - como então se dizia - e de grande sensilidade artística, muito criativa em desenho naturalista, inspirando-se sobretudo em motivos florais. Possuía um carácter de eleição, sendo por isso muito querida e estimada não só entre os seus colegas e alunos, como ainda no seio da sociedade farense. Tanto assim era que, pela quadra natalícia, vendia as suas rendas e bordados para financiar os bodos que, por essa ocasião, se distribuíam aos pobres.
O seu funeral revestiu-se do maior sentimento por parte dos colegas e sobretudo das alunos que ficaram inconsoláveis com tamanha perda. O elogio fúnebre foi pronunciado pelo então director daquele estabelecimento de ensino, o pintor Carlos Lyster Franco, que num sentido e comovente improviso enalteceu as qualidades e competências profissionais da defunta.

Sem comentários:

Enviar um comentário