domingo, 13 de junho de 2010

NOBRE, Adelina Dias Sancho


Ilustre senhora da melhor sociedade farense, esposa do conceituado médico Dr. João da Silva Nobre, republicano e democrata convicto, figura de proa da intelectualidade local, a quem a cidade erigiu nos anos oitenta um monumento mesmo defronte da sua residência.
Nasceu em S. Brás de Alportel e faleceu, de doença prolongada, em Faro a 16-1-1954, com 72 anos de idade. Era irmã do famoso poeta José Dias Sancho falecido tão prematuramente, quando ainda muito havia para esperar do seu invejável talento de escritor e jornalista.
Tinha uma esmerada educação, com natural propensão para a música e para as belas artes. Possuía um coração bondosíssimo, pelo que era muito querida dos pobres, que no consultório do marido recebiam não só esmolas como também os maiores cuidados médicos.
Teve quatro filhos: Júlia, Maria Espiritinova, Roberto e João. Os dois filhos tiveram carreiras notáveis em Lisboa, onde gozaram de certa celebridade. Com efeito, Roberto Nobre foi um conhecido cineasta, autor de numerosos livros sobre a 7.ª arte, cuja obra foi largamente enaltecida na vila de S. Brás de Alportel, onde aliás se comemorou recentemente o 1.º centenário do seu nascimento. O outro filho foi o notável compositor musical João Nobre, cuja obra ainda hoje merece os maiores encómios nos meios da especialidade.
Apesar do seu recato de esposa e de mãe, Adelina Dias Nobre sempre se disponibilizou para colaborar com as instituições de beneficência local, merecendo por isso os mais rasgados elogios dos seus concidadãos que sentiram enorme desgosto com a sua morte.

Sem comentários:

Enviar um comentário