terça-feira, 15 de junho de 2010

ORTIGÃO, Maria del Carmen Roldan Ramalho



Ilustre senhora da melhor sociedade algarvia, natural de Faro, onde também faleceu a 13-7-1948, com 88 anos de idade.
Dotada das mais preclaras virtudes e de uma ilustrada educação moral e intelectual, dedicou grande parte da sua vida às obras pias, nomeadamente à Obra de Protecção às Raparigas, para a qual canalizou avultadas esmolas. O seu espírito afável e bondoso tornou-se num modelo a imitar na sociedade do seu tempo.
Era a viúva do general José de Abreu Macedo Ortigão, que foi uma das mais prestigiadas figuras do Algarve. Foi mãe do Dr. Miguel Roldan Ramalho Ortigão, que foi antigo Governador Civil do Distrito de Faro e sogra de D. Maria Amélia Ramalho Ortigão, também uma das mais notáveis damas da sociedade do seu tempo. Era avó de D. Maria Manuela, D. Maria Tereza, D. Maria Dora Ramalho Ortigão, e do Dr. Henrique José Ramalho Ortigão, que foi delegado procurador da República junto do Tribunal da Execução das Penas de Lisboa.
Era irmã do então já falecido eng.º Manuel Roldan y Pego e tia das Sr.as D. Maria Izabel Bravo Roldan de Ramires, casada com o eng.º Sebastião Ramires que foi deputado pelo Algarve; e D. Valentina Bravo Roldan Dourado, casada com Jaime Dourado.

Sem comentários:

Enviar um comentário