quarta-feira, 15 de junho de 2016

FRANCO, Vicente Ferrer Maria

Tenente-coronel do exército, Vicente Maria Ferrer Franco, nasceu na cidade de Tavira a 11-8-1879, e descendia da conceituada família dos Francos, cujas origens julgo dependerem de uma corruptela do apelido Franca. Lembro que o tronco genealógico dos Francos é uma dos mais conceituados de Tavira e da zona sotaventina do Algarve. Desse tronco comum ramificam-se outras notáveis famílias algarvias, geralmente de origem tavirense, nomeadamente os Soares Franco, os Chagas Franco, os Pires Franco e os Franco Centeno.
Na carreira das armas, Vicente Franco foi sempre considerado como um oficial competente, embora algo irascível e muito autoritário, pouco simpático para os seus subalternos. Havia algumas queixas, por parte das praças e até de jovens oficiais, sobre as atitudes de poder e autoritarismo do cor. Vicente Franco. Por isso o afastaram para o desempenho de funções de administração e chefia das repartições militares, afastando-o da parada e da vida castrense.
Em todo o caso, foi sempre classificado como um valor seguro, exigente no exercício e cumprimento da disciplina e da ordem. Era um homem honesto e um oficial competente, que foi superando as exigências da carreira militar até ascender ao posto de coronel do exército. O seu carácter disciplinador e pouco moldável, fizeram com que fosse afastado do convívio das armas, sendo por isso colocado, em 1931, como Director da Manutenção Militar, em Lisboa, onde permaneceu até ao fim da vida.
Quando se encontrava em manobras militares no Vimeiro, ocorreu um triste incidente – foi vítima de uma agressão a tiro, por parte de um soldado, no decorrer das manobras de instrução militar. Após rigoroso inquérito apurou-se que as causas do ferimento mortal foram meramente acidentais. Embora socorrido e transferido para o hospital militar de Évora, aí viria a falecer com 58 anos de idade, em Outubro de 1937.
O coronel Vicente Maria Ferrer Franco, era casado com D. Maria da Conceição Caldeira Baptista, de quem teve três filhos: João Baptista Franco, casado com Maria Leonor, julgo que natural dos Açores; Fernando Baptista Franco e Jorge Baptista Franco.

Importa acrescentar que o cor. Vicente Franco era irmão do então Bispo do Algarve, D. Marcelino Franco, que na altura sentiu profundamente a sua morte, a tal ponto que se deslocou particularmente a Lisboa para assistir ao funeral daquele inditoso oficial superior do exército.

2 comentários:

  1. Obrigada por esta publicação, Professor Vilhena Mesquita. Uma surpresa! Andava à procura de uma informação, neste sítio tão valioso para os algarvios e deparo-me com o meu Tio Avô Vicente.
    Permita só acrescentar que, o filho João, casado com Maria Leonor e esta, como bem disse, era natural dos Açores. Teve na verdade, três filhos, como indica, mas Jorge era seu neto, filho de Fernando. Maria Isabel, é então, a mais nova dos três irmãos.

    Grata
    Um abraço
    MªCarlota Franco C.Pereira Pinto

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado pela sua colaboração e esclarecimento, que considero enriquecedor para a valorização deste blogue.
    Espero que volte mais vezes a este espaço de reflexão e convívio sobre a história regional algarvia.
    Bem haja.

    ResponderEliminar