sábado, 22 de agosto de 2009

ALCOUTIM


A título de curiosidade aqui ficam uns breves e quase irrelevantes informes sobre este concelho da serra algarvia.
Achados arqueológicos - No Montinho das Laranjeiras descobriu-se uma vila romana com belos mosaicos decorados com peixes e figuras geométricas. O espólio levantado foi para o Museu Etnológico de Lisboa.
Boticário - Em 21-5-1819 foi passada Provisão à Câmara de Alcoutim para estabelecer um partido de Boticário com o ordenado anual de 30.000 rs. Isto prova que desde o início do séc. XIX existia assistência médica no concelho (ANTT, Chancelaria de D. João VI, livro 33, fl. 40 v.º).
Foral - O seu foral antigo foi dado em Beja, e teve como modelo o de Évora, a 9-1-1304 (Livro III da Chancelaria de D. Dinis, fl. 29 v.º, col. I, in principio)
O foral manuelino foi dado em Évora a 20-3-1520 e encontra-se no Livro de Foraes Novos do Alemtejo, fl. 115, col. I.
Guerra da Restauração - Foi em Alcoutim que mais se fez sentir, por causa do duelo de artilharia que em 1642 opôs ao forte de S.Lucar do Guadiana. A este combate e ao incêndio ateado à Câmara pelas guerrilhas miguelistas nas Lutas Liberais, se ficou devendo a perda do arquivo que devia ser notável.
Prateleiro - termo usado em Alcoutim, significa uma estante para pratos ou outra loiça de uso doméstico (registo de José Leite de Vasconcelos, Opúsculos, vol. I, p. 221.)
Quadra - Leite de Vasconcelos publicou na Etnografia Portuguesa, vol. II, p.301, esta quadra:
O Alcôitim muralhado!
Que lindas muralhas tem!
Se não fossem as muralhas
Não vivia aqui ninguém!
Ratos - O etnógrafo Leite de Vasconcelos recolheu na freguesia de Vaqueiros em 1896 uma fórmula para “encantar os ratos” (in Opúsculos, vol. V, p. 546).
Rua - Existe em Évora uma rua com o nome de Alcoutim.

Sem comentários:

Enviar um comentário