terça-feira, 14 de julho de 2009

Deputados Algarvios eleitos para o Parlamento em 1925


Nas últimas eleições democráticas realizadas durante a primeira República, isto é, no derradeiro sufrágio legislativo que precedeu a revolução do 28 de Maio de 1926, através da qual se impôs a ditadura militar e se abriram portas à institucionalização do Fascismo em Portugal, resultou uma representação algarvia nunca antes vista, nem mesmo depois do «25 de Abril». Elegeram-se doze deputados nascidos no Algarve, em representação de diversos círculos eleitorais espalhados pelo país, os quais se distinguiram ao longo da vida como cidadãos eticamente impolutos, e de grande notoriedade intelectual.
Faz inveja, quando comparado com os tempos de hoje, vermos tão valioso naipe de ilustres personalidades a representar o Algarve na Assembleia da República.
Para que conste, e sirva de exemplo, informamos que os trabalhos parlamentares iniciados em 2 de Dezembro de 1925 contaram com a presença de doze deputados algarvios, na representação do seguintes círculos eleitorais:
Dr. Silvestre Falcão e coronel Rego Chagas eleitos senadores pelo Algarve;
Dr. Júlio Dantas, eleito deputado pelo círculo de Leiria;
Coronel Estevão Águas, Dr. Luiz Faísca e capitão de mar e guerra José Mendes Cabeçadas, todos eleitos deputados por Silves;
Manoel de Sousa Coutinho, Zacarias da Fonseca Guerreiro e o Dr. Carlos Fuzeta, eleitos deputados por Faro;
Velhinho Correia, por Timor;
General Alberto da Silveira, por Lisboa;
Dr. João Carvalho, por Setúbal.

Creio que nunca antes existiu tão notável e numerosa representação algarvia no parlamento português. Para aqueles que ignoram os percursos de vida destes notáveis cidadãos, aconselhamos a que pesquisem na Grande Enciclopédia Portuguesa-Brasileira as respectivas biografias.

J.C.V.M.

Sem comentários:

Enviar um comentário