terça-feira, 14 de julho de 2009

Salão e Café ALIANÇA, em Faro


Inaugurou-se a 19-10-1930 o “Salão Aliança” propriedade de José Pedro da Silva, o qual ficou equipado com três bilhares do mais moderno que existe, cuja decoração e equipamento preenche os mais elevados padrões ao nível do que melhor existe em Lisboa.
Em 12-6-1932 inauguraram-se as novas instalações do Café Aliança que davam para a Rua D. Francisco Gomes, nos moldes e aparência que ainda hoje ostenta. A remodelação e ampliação da antiga e modesta «Leitaria Aliança», ficou a dever-se ao moderno espírito de iniciativa empresarial de José Pedro da Silva, que desse modo passou a ser visto pela sociedade farense como um verdadeiro benemérito, pois que ao contrário dos ronceiros empresários locais, acreditava nas potencialidades da cidade, investindo avultados meios financeiros para transformar aquele humilde estabelecimento num amplo e bem iluminado café, ao nível dos melhores de Lisboa.
Data dessa altura a construção da sua monumental porta giratória, inspirada nos melhores estabelecimentos franceses, merecendo igual surpresa a amplitude das instalações, os modernos bilhares da sala de jogo, o seu excelente mobiliário, o bom gosto da decoração das paredes, a exuberante refulgência dos seus espelhos e sobretudo o artístico friso de fotografias da autoria de Zambrano Gomes, verdadeira galeria de propaganda das potencialidades turísticas do Algarve.

J.C.V.M.

1 comentário:

  1. Boa Tarde Professor, fui sua aluna no curso de Gestão de Empresas (95-98), andava a pesquisar na internet informação sobre o Aliança, quando encontrei o seu artigo. Como o que tenho encontrado sobre este tema é tudo muito vago e raramente aborda o facto de o Aliança ter sido a "Bolsa" da Alfarroba etc, tomei a liberdade de lhe enviar esta msg, no sentido de saber se tem mais informação sobre o que foi o Aliança e tambem de fotografias dos 1os anos. Cumprimentos, Carla Freitas (carla.n.freitas@gmail.com)

    ResponderEliminar