terça-feira, 14 de julho de 2009

Transfusões de Sangue no Hospital de Faro


Começaram a fazer-se as primeiras transfusões de sangue no Hospital de Faro por iniciativa do Dr. Francisco Corte Real em Janeiro de 1930. Numa local do «Correio do Sul» n.º 674 de 19-1-1930 dá-se conhecimento das primeiras experiências efectuadas por aquele clínico assim como um apelo para a colheita de sangue e inventário de dadores, pois que teria de ser previamente analisado para verificar a compatibilidade com os doentes.
É a primeira vez que se vislumbra a criação de um banco de sangue em Faro e no Algarve.
Convém acrescentar que este médico era precisamente o Dr. Francisco Vito de Mendonça Corte Real, que antes de vir para Faro nos primeiros dias de 1930, exerceu clínica na cidade de Portimão, onde inclusivamente recebeu uma homenagem pela Câmara Municipal e um banquete realizado na Praia da Rocha por ocasião da sua despedida daquela cidade e dos seus reconhecidos doentes.
Numa outra local do «Correio do Sul» n.º 680 de 2-3-1930 consta que às 14 horas de 26-2-1930 realizou-se no Hospital da Misericórdia de Faro a primeira transfusão de sangue operada pelo Dr. João da Silva Nobre que durante uma intervenção cirúrgica a que foi submetida Custódia de Jesus, de 23 anos, casada a residir em S. Brás de Alportel, sofreu várias hemorragias colocando-a em grave perigo de vida, razão pela qual se recorreu a um dador registado com o mesmo tipo de sangue, na circunstância o então vogal-tesoureiro da Mesa da Santa Casa da Misericórdia e conhecido poeta Manuel Urbano Alves, que foi muito felicitado pela forma pronta e decidida como se ofereceu para salvar aquela jovem doente. Acresce dizer que nessa altura também se ofereceram como dadores o tenente Manuel Caetano de Sousa, distinto publicista e director do semanário «A Moca...», o que demonstra serem as pessoas mais cultas e devidamente esclarecidas as primeiras a entregarem-se ao nobre gesto de doarem o seu sangue, sem receios nem temores de qualquer espécie.
J.C.V.M.

Sem comentários:

Enviar um comentário