domingo, 12 de julho de 2009

Portimonense Ilustres


Há dias perguntou-me um aluno se eu conhecia alguns portimonenses que se tivessem destacado pelas suas qualidades humanas e talento.
Assim, de memória ocorreram-me alguns, que a título de amostra aqui passo a citar:
Dr. Francisco Almeida Coelho de Bivar, possuía o título de Visconde de Bivar, que como deputado pelo Algarve conseguiu que o governo desse início, em Novembro de 1875, à construção da ponte, cujo projecto fora por ele apresentado e aprovado no parlamento.
I.J. Romeira Pacheco, fundador e proprietário do semanário «Reino do Algarve» que se editou de 1863 a 1864.
Luís Mascarenhas que fundou e dirigiu o semanário «O Município» que foi o primeiro que se publicou em Portimão, publicando depois o semanário «Correio do Meio-Dia» que pugnou pelos interesses portimonenses entre 1873 e 1878.
João António Júdice Fialho, grande impulsionador em Portimão da indústria conserveira.
António José Nunes da Glória, sacerdote de bondosíssimo coração e um dos pintores de maior talento no seu tempo.
José Joaquim Serpa, que foi Visconde de Alvor.
Damião António Lemos de Faria e Castro, erudito escritor e historiador.
Gaspar L. Canário, célebre professor de Medicina.
Padre José da Costa, conceituado professor de Belas Artes.
Dr. José Quirino Tadeu de Almeida, célebre médico e advogado de prestígio nacional.
Frei Manuel do Sepulcro, um dos mais conhecidos poetas do seu tempo.
José Joaquim Nunes, célebre filólogo e professor universitário.
Manuel Teixeira Gomes, escritor e antigo presidente da República.
José Francisco da Silva, almirante da marinha que foi ministro num dos governos da República.
Joaquim de Almeida Negrão.
Domingos Vieira.
D. Caetano Feu.

2 comentários:

  1. As minhas saudações!

    Excelente ideia, essa que tiveste de abrir este blog

    e o outro que vou ver...

    Um forte abraço.

    ResponderEliminar
  2. Ana Serpa Belchior (aaliyah_angel7@hotmail.com)29 de outubro de 2011 às 23:00

    Boa noite!
    Estou a fazer a minha árvore genealógica e por acaso encontrei neste site dois ascendentes meus, que já adicionei :)
    Um deles José Joaquim de Serpa e o outro António José Nunes da Glória.
    É sempre interessante saber um pouco mais.
    Obrigada por partilhar.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar