quarta-feira, 22 de julho de 2009

Museu Almirante Ramalho Ortigão, em Faro

O antigo Museu Marítimo de Faro passou a designar-se oficialmente Museu Marítimo do Almirante Ramalho Ortigão em finais de Julho de 1946, devendo-se a proposta de alteração da sua denominação ao capitão de fragata Pedro Raimundo de Magalhães, que na altura desempenhava as funções de capitão do Porto de Faro.
Esta proposta teve duas intenções, ambas bastante louváveis. A primeira foi a de perpetuar o prestígio militar do contra-almirante António de Macedo Ramalho Ortigão, dias antes da sua passagem à situação de reforma por limite de idade, ocorrida a 5-8-1946, deixando também a partir dessa data as altas funções de presidente do Supremo Tribunal de Justiça Militar.
A segunda intenção foi a de homenagear a brilhante carreira de oficial da marinha, com uma invejável folha de serviços prestados à nação.
Acima de tudo isso, fica o reconhecimento da sua dedicação a Faro, onde como no exercício das funções de Chefe do Departamento Marítimo do Sul salvou o espólio artístico e técnico existente no museu daquela instituição militar, o qual se encontrava praticamente ao abandono, num estado arruinado, verdadeiramente decrépito e confrangedor. Ao seu esforço, dedicação e sacrifico se ficou devendo, pois, a recuperação, transformação e reordenamento daquela unidade museológica. À sua perseverança e amor pela cultura, ficou a terra natal, e o próprio país, devedor do restabelecimento de um valioso espólio patrimonial, artístico e científico, depositado num dos museus marítimos de maior interesse nacional.
Quanto à riqueza e variedade das peças expostas, recomendamos os leitores do nosso blog a fazer-lhe uma visita, ciente de que irá ter grandes e agradáveis surpresas.

J.C.V.M.

Sem comentários:

Enviar um comentário