terça-feira, 14 de julho de 2009

Praia da Rocha a mais bela de Portugal


A escritora, poetisa e notável publicista que foi Fernanda de Castro, falecida em 1994 em vetusta idade, que todos conheceram como esposa de António Ferro (Secretário Nacional de Informação, Cultura Popular e Turismo, grande divulgador no estrangeiro da figura política e intelectual de Salazar), dirigia por volta dos anos quarenta em Lisboa uma revista na qual criara uma secção feminina onde se propunha responder a todas as questões colocadas pelas suas leitoras. As perguntas eram as mais variadas, geralmente do foro feminino, que Fernanda de Castro respondia sem o menor rebuço, mas sempre com muita elevação e cortesia.
Uma das perguntas colocadas foi esta: Qual é a mais linda praia de Portugal? Sem subterfúgios nem a mais ligeira hesitação respondeu:
«Sem dúvida a Praia da Rocha. A não ser talvez as praias da Bretanha, não sei de outras que em beleza se lhe possam comparar. A Praia da Rocha é a praia das rochas, como a Costa [da Caparica] é a praia das dunas. Estoril a praia do sol e Vila do Conde a praia das conchas.
Cada praia tem a sua fisionomia, o seu encanto. A Praia da Rocha tem-no nas sua rochas, templos e precipícios, pirâmides e cabeças de esfinge, perfis humanos e corpos monstruosos. A terra vermelha que o mar lava todos os dias é a patine desta rara arquitectura.
A Praia da Rocha, o promontório de Sagres e as flores de amendoeira são, para mim, os três milagres do Algarve.»

J.C.V.M.

Sem comentários:

Enviar um comentário