quarta-feira, 15 de julho de 2009

Casa de João de Deus em Messines


Existe em S. Bartolomeu de Messines, terra da naturalidade do grande poeta João de Deus, a forte convicção de ter nascido numa casa térrea, onde aliás se encontra hoje colocada uma lápide e um medalhão assinalando o facto de ter sido ali o seu primeiro berço.
Ora bem, parece que essa afirmação e a lápide de homenagem incrustada na humilde casa térrea, não parece corresponder inteiramente à verdade dos factos.
Segundo parece, o próprio poeta terá contado a seu filho, o Dr. João de Deus Ramos, que a casa onde nasceu é aquele prédio nobre fronteiro à Igreja matriz, onde hoje se acha instalada a sua Casa-Museu.
Com efeito os pais do poeta João de Deus, quando se casaram foram viver para aquela humilde casa térrea, cujo traço arquitectónico é do mais comum e popular que se conhece na região. Há muitas casas na aldeia iguais àquela. Nos primeiros anos de vida do casal tanto as possibilidades como as ambições económicas não eram muitas, pelo que a pequenez da habitação satisfazia as suas mais imediatas necessidades.
Naquela casa humildes nasceram os primeiros filhos do casal, que como se sabe foram catorze, dos quais só metade sobreviveram. Um dos primeiros filhos chamou-se João de Deus, e nasceu naquela casa térrea. Porém, não resistiu e faleceu pouco depois. Seguiram-se outros filhos e como a prole aumentasse e as possibilidades económicas tivessem melhorado resolveu mudar-se para uma casa maior, precisamente aquela que hoje se converteu em museu e biblioteca.
Foi nessa casa que nasceu o poeta João de Deus, que era o quinto filho de entre os que efectivamente sobreviveram. Os pais, em homenagem ao irmão que havia falecido quase à nascença, resolveram baptiza-lo com o mesmo nome. Portanto foi na “Casa Grande” junto à Igreja Matriz que nasceu o cantor das Flores do Campo, não tendo pois qualquer fundamento a ideia popular que ainda subsiste relativamente à casa térrea.

J.C.V.M.

2 comentários:

  1. E afinal o que tudo isso serve agora esse grande esclarecimento ?

    Querer mudar a historia que ja existe, afinal quanto mais as coisas mudam mais iguais ficam.

    Nao vale a pena ficar mexendo porque quanto mais se mexe mais fica cheirando

    cumprimentos

    marfado

    ResponderEliminar
  2. Não é uma questão pacifica contudo aqui fica mais um pequeno testemunho a favor da Rua da Estalagem: http://www.imprensaregional.com.pt/terra_ruiva/index.php?info=YTozOntzOjU6Im9wY2FvIjtzOjExOiJub3RpY2lhX2xlciI7czoxMDoiaWRfbm90aWNpYSI7czo0OiIxNTMxIjtzOjk6ImlkX3NlY2NhbyI7czoxOiI0Ijt9

    ResponderEliminar