terça-feira, 14 de julho de 2009

História do Golfe no Algarve - o primeiro campo na Praia da Rocha


Numa notícia publicada no «Correio do Sul» n.º 798 de 12-6-1932 tomamos conhecimento que a empresa do Grande Hotel da Praia da Rocha, para fazer face aos pedidos dos seus numerosos clientes ingleses, pensava a breve trecho vir a construir um campo de golfe. Alguns dos seus clientes vinham expressamente de Londres para gozar da amenidade do nosso clima, razão pela qual havia que lhes proporcionar condições apropriadas ao seu bem estar e lazer. Ora a prática do Golfe, embora raramente praticada no nosso país estava muito divulgada n os países anglo-saxónicos.
Por isso se pode ler nessa notícia:
“Um campo de «golf» constituiria uma atracção de primeira grandeza para os turistas de todas as nacionalidades e até para muitos nacionais, entre os quais toma incremento notável o culto desse jogo interessantíssimo. Próximo da Rocha há mais de um local esplêndido para estabelecer um campo de «golf» e vários «courts» de ténis.”

Na edição do «Correio do Sul», n.º 832 de 5-2-1933 publica-se um curioso artigo intitulado “É preciso construir um campo de golf na Praia da Rocha”, que vem no seguimento do anterior publicado seis meses antes. A única coisa que acrescenta de novidade é que no Hotel da Praia da Rocha se encontravam hospedados 30 ingleses e 3 franceses, mas que para ocupar o tempo aos turistas havia que construir campos de golf e de ténis. Para isso alertava a Câmara de Portimão e a Comissão de Iniciativa da Praia da Rocha para a hipótese desses equipamentos poderem ser subsidiados pelo Estado, mormente pelo ministério das Obras Públicas com verbas do Fundo de Desemprego.

O «Correio do Sul» na edição n.º 1059 de 4-7-1937 voltou à carga com uma nova notícia intitulada “Um campo de golf na Praia da Rocha” com transcrição de opiniões abalizadas.
O «Correio do Sul» na dição n.º 1072 de 3-10-1937 publica uma “local” onde refere já existir nesse ano um “Clube de Golf da Praia da Rocha” cuja direcção do mesmo decidiu “recomeçar as obras de preparação do novo campo de Golf na próxima segunda-feira, esperando abrir o campo até ao fim do corrente ano». E acrescenta logo a seguir: «Como se espera a concorrência de muitos estrangeiros para o próximo inverno, será uma boa ocasião para fazer a prova de que na verdade este desporto constitui um grande atractivo para a colónia estrangeira.»

Noutra local publicada a 24-10-1937 diz-se que o Clube de Golfe da Praia da Rocha trabalhava afincadamente na construção do campo de Golf, tendo-se entretanto inscrito mais de sessenta sócios, interessados naquela prática desportiva. A Casa de Portugal em Londres, escreveu pela mão do seu gerente, A. Mendonça, àquele Clube uma carta na qual afirmava: «A conclusão do Campo de Golf deve ser também uma atracção capital para os ingleses, e estamos certos que as somas despendidas com este serão altamente justificadas».
A Sociedade Praia da Rocha, em cujo seio nasceu o Clube de Golfe da Praia da Rocha, encarregou-se de convidar a visitar os terrenos destinados à construção do campo de golf um especialista inglês, mais propriamente o arquitecto Mackensie Ross, que na altura estava a construir o Campo de Golf do Estoril. O terreno escolhido situava-se junto à foz do rio Arade, sendo um antigo areal facilmente convertido em verdejante relvado, com pequenos acidentes naturais, constituídos por dunas, pântanos, árvores, etc.
O referido arquitecto inglês apresentou um projecto para ser realizado conforme s possibilidades financeiras do Clube e da Sociedade da Praia da Rocha, que para o efeito conseguiu adquirir 25 hectares de terreno. Após a obtenção do alvará, das licenças camarárias e outros documentos, o Clube de Golfe arrendou à Sociedade Foz do Arade, pelo período de 19 anos e por uma renda mínima de cem escudos por ano, todo aquele terreno, onde efectivamente se construiu em 1937 um campo de golfe, que servia minimamente os interesses dos turistas ingleses que nos visitavam.
Mas logo no ano seguinte seria eleita uma nova direcção do Clube de Golfe que estranhamente se desinteressou das suas obrigações mínimas, deixando inclusivamente de pagar a renda de aluguer do campo.
A Sociedade Foz do Arade ainda tentou negociar com o Clube um novo contrato para recuperar aquela actividade turística, mas a direcção do mesmo pura e simplesmente se alheou de tudo, decidindo inclusivamente extinguir o Clube. A Sociedade vendo a inoperância do arrendatário tomou posse do imóvel. Em 1940 um grupo de 25 sócios do antigo Clube de Golfe elegeu uma comissão constituída pelo Dr. Frederico Ramos Mendes, Dr. Ilídio Prazeres, Dr. Luiz Sabo e o Dr. Velho da Costa, a qual ainda tentou junto da edilidade recuperar as suas prerrogativas, o que não foi possível, sendo aconselhada a fundar um novo Clube com os sócios fundadores.
Seguiram-se novas conversações com a Sociedade Foz do Arade que se mostrou receptiva a renegociar um novo contrato para a entrega do campo de golfe.

J.C.V.M.

3 comentários:

  1. Boa tarde,
    Permita-me felicita-lo pelo seu trabalho em prol da perpetuação da história de Portimão. Tomo a liberdade de lhe perguntar se, a propósito do campo de golfe da Praia da Rocha, durante a sua investigação encontrou algumas fotografias do campo.
    Obrigado
    Jorge Goeben

    ResponderEliminar
  2. Prezado Jorge:
    Lembro-me de facto de ter visto pelo menos uma foto num livro de Francis Cook sobre o turismo no Algarve. Em todo o caso, saliento que, por vezes, colocavam-se na imprensa fotos de campos de golfe americanos (Califórnia) como se fossem no Algarve. Creio que uma pesquisa nas revistas «Almanaque do Algarve», «Algarve Life», «Algarve Ilustrado», etc., encontrará certamente gravuras e referências aos campos de golfe no Algarve.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradeço a sua ajuda.
      Cumprimentos

      Jorge Goeben

      Eliminar